Leve seus dados para qualquer lugar, com elegância e segurança

Leve seus dados para qualquer lugar, com elegância e segurança

Eduardo Moreira Para o TechTudo
Nos dias de hoje, os usuários não buscam HDs portáteis apenas para backup dos seus dados mais importantes. Unidades externas também são úteis para armazenamento de fotos, vídeos e música, para serem reproduzidos em Media Centers ou televisores que possuem porta USB disponível. Alguns produtos podem unir recursos suficientes para atender aos requisitos de backup de dados e entretenimento, com dimensões reduzidas, aparência elegante e softwares específicos para gerenciamento de arquivos.
Uma das opções disponíveis no mercado é o HD portátil FreeAgent Go ST905003FGB2E1-RK, da Seagate, que pode ser uma boa opção para os mais exigentes, ou para aqueles que não possuem tanto conhecimento na hora de fazer o backup dos seus documentos mais importantes.
HD Seagate FreeAgent Go ST905003FGB2E1-RK (Foto: Reprodução)HD Seagate FreeAgent Go ST905003FGB2E1-RK (Foto: Reprodução)
Aparência e Design
O Seagate FreeAgent Go é encontrado no mercado em várias cores, permitindo ao usuário que ele adquira o seu modelo de acordo com o seu gosto e personalidade. Apesar de ser uma característica considerada fútil para alguns usuários, é importante dizer que um bom segmento de consumidores escolhem seus produtos também por uma questão de estética. O disco é leve e relativamente fino, com uma espessura um pouco maior que a de um smartphone. Ou seja, ele pode ser transportado no bolso de seu paletó ou na sua mochila sem adicionar muito volume, confirmando a sua mobilidade.
Desempenho
O disco cumpre o que promete em termos de desempenho. Ele possui boa velocidade para transferência de arquivos, mesmo aqueles de maior volume (com mais de 2 GB, por exemplo). Um ponto a ser observado: o FreeAgent Go possui um software de backup e criptografia de dados, porém, o mesmo só funciona caso a unidade esteja formatada no padrão NTFS.
Na unidade em que o teste foi feito, ela estava formatada no padrão exFAT, e o programa solicitou a formatação para o padrão compatível. Caso o usuário deseje utilizar os recursos de backup, recomendamos que ele faça a cópia dos arquivos de instalação localizados dentro do disco, formate o HD externo para o formato NTFS, e depois faça a utilização do produto.
Em via de regra, recomendamos que sempre que você adquirir um disco rígido novo, que faça uma formatação prévia antes de armazenar dados, para um melhor funcionamento do periférico. Além disso, com apenas 8 MB de cache, sua transmissão de dados pode ser um pouco abaixo do que o esperado, mas em via de regra, ele transmite os dados de forma satisfatória.
HD Seagate FreeAgent Go ST905003FGB2E1-RK (Foto: Reprodução)HD Seagate FreeAgent Go ST905003FGB2E1-RK (Foto: Reprodução)
Custo / benefício
Outro detalhe a ser destacado é que o FreeAgent Go da Seagate oferece compatibilidade com outros dispositivos e periféricos da própria empresa, o que pode encarecer consideravelmente o preço do produto. Porém, ele se paga pelo seu sistema de backup e criptografia de dados, que é simples de ser operado e cumpre com eficiência a função de armazenar, sincronizar e proteger seus dados. Para os usuários que só querem um HD externo que possa armazenar seus dados para serem utilizados em diversos lugares, existem soluções mais baratas no mercado, com uma capacidade maior.
Ficha técnica
Capacidade  500 GB 
Interface  USB 2.0 
Cache  8 Mb 
Velocidade de Rotação 5.400 RPM 
Itens inclusos HD portátil Seagate FreeAgent Go e cabo USB, para transmissão de dados        
 
Fonte (Tech Tudo)

Comentários