Vírus se disfarça de imagem em posts de Facebook e LinkedIn

por 
Para o TechTudo


Pesquisadores da empresa de segurança Check Point revelaram, na quarta-feira (23), a descoberta de um novo tipo de ramsomware, chamado de Imagegate, capaz de infectar suas vítimas através de redes sociais como Facebook e LinkedIn. O ataque se aproveita de falhas de configuração das plataformas para forçar os usuários a baixar os arquivos, o que executa o Locky, um malware que criptografa os arquivos pessoais do usuário até que ele pague pelo resgate.
Malware se espalha através de imagens em redes sociais (Foto: Reprodução/YouTube)Malware se espalha através de imagens em redes sociais (Foto: Reprodução/João Kurtz)
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
A brecha das redes sociais que permite a disseminação do malware ocorre devido a um problema que torna possível que os criminosos criem um arquivo de imagem que força um erro de exibição e obriga a vítima a baixá-lo para poder vê-lo. Ao clicar no link, a figura força o download do malware no computador  – que se espalha quando a imagem falsa é aberta. O ramsonware, neste momento, criptografa todos os arquivos do usuário e só recupera o acesso a eles mediante pagamento.
Um dos problemas principais, de acordo com a Check Point, é que as redes sociais são consideradas de baixo risco, o que permite que os golpes driblem facilmente os aplicativos anti-vírus. Segundo a desenvolvedora, a recomendação é que os usuários desconfiem quando receberem imagens deste tipo e não abram os arquivos baixados.

A Check Point também afirmou que já avisou as redes sociais afetadas sobre a falha e prometeu divulgar detalhes sobre como método usado para infectar os arquivos funciona assim que uma correção for implementada.

Fonte:http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/12/virus-se-disfarca-de-imagem-em-posts-de-facebook-e-linkedin.html

Comentários